quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coming Home

Kaiser Chiefs                                                                                       4/5
Universal Music, 2014





   Ao contrário de alguns dos grupos cujos trabalhos tenho abordado recentemente, posso dizer que estou bastante familiarizado com o percurso dos Kaiser Chiefs. Após a sua aclamada estreia "Employment", em 2005, a banda tem percorrido, mais coisa menos coisa, o caminho esperado de qualquer artista, testando os seus limites e alargando o seu espectro musical com cada álbum que lançam: "Yours Truly, Angry Mob" consagrou-os como grupo de rock de prestígio e influência, sendo talvez o seu melhor trabalho; "Off With Their Heads" levou-os a novas direcções, com uma componente experimental muito forte; e "The Future Is Medieval" manteve esta tendência, possuíndo no entanto demasiadas falhas, e não passando de um esforço medíocre. Este ano, os Kaiser Chiefs trazem um novo disco, "Education, Education, Education & War", com lançamento previsto para 31 de Março. Até lá deixam-nos, para além deste single, a electrizante "Bows & Arrows", a qual, diga-se de passagem, gostei bastante.

   "Coming Home" não perde tempo com apresentações, partindo com a batida a que a banda já nos habituou, acompanhada de um agudo periférico de guitarra que cria um clima eminentemente agradável. A música é, no entanto, liderada por uma formidável linha de baixo, que em muito lembra outros momentos prolíficos deste instrumento na história da banda, como a brilhante "Like It Too Much". Os vocais de Ricky Wilson, eclécticos como sempre, entram de seguida, seguindo uma bela melodia e contendo fortes letras que, dirigindo-se ao exterior, pedem a contemplação de quem ouve, em versos repetidos de "do you wish...?" e "may I remind you...?". Segue-se o refrão, um "outburst" explosivo que traz consigo pratos arrebatadores e guitarras distorcidas a máximo volume. A guitarra parte para o solo no seu melhor momento, exibindo um tom angelicalmente belo que reproduz de perto a melodia introduzida pelos vocais. Com o progredir da faixa, as perguntas formuladas por Wilson convertem-se em respostas, com a segurança de quem diz "we're coming home".

   Apesar das suas imperfeições, "Coming Home" é uma excelente música, que nos apresenta uns Kaiser Chiefs tão revigorados quanto promissores. Muito embora não desejasse que a banda enveredasse tanto pela onda "pop", a verdade é que Ricky Wilson e companhia souberam tomar o melhor proveito da sua renovada sonoridade, mostrando ao mundo que, após um disco menos conseguido, estão prontos para reconquistar terreno no rock contemporâneo. Se há algo que o lançamento deste single sem dúvida afirma, é que "Education, Education, Education & War" é um esforço que promete.

Sem comentários:

Enviar um comentário